top of page
Buscar
  • cim.uam

QUANDO DIVIDIR RESULTA EM ZERO

Atualizado: 25 de jan. de 2021

A partição de comprimidos pode servir para ajustes de dose, mas em outros casos pode levar à total perda de função do medicamento.


Por ALEXANDER CARCELEN

Graduando de Farmácia - 5º semestre

Universidade Anhembi-Morumbi


Uma dúvida comum no dia-a-dia das pessoas é se elas podem realizar um ajuste na dose de seus medicamentos na forma farmacêutica sólida, principalmente em idosos. Essa dúvida pode se inicia por questões como falta de conhecimento da população sobre a complexidade dos medicamentos, e pode incluir até mesmo fatores econômicos. Por exemplo, é possível economizar dinheiro ao comprar uma caixa de medicamentos com a dose dobrada da que as pessoas necessitam por um preço mais baixo (preço da caixa de comprimidos-40mg = caixa de comprimidos-20 mg).


Agora voltando na complexidade dos medicamentos, existem comprimidos com sua ação muito específica no corpo humano. Existem comprimidos revestidos de tal forma que são representadas por siglas que acompanham o nome comercial dos produtos na embalagem, como exemplos temos ER, CR, AP, SR: (ER= Extended Release/liberação extendida), (CR= Controlled Release/liberação controlada), (AP= Ação Prolongada), (SR= Slow Release/liberação lenta). Estes comprimidos são exemplos de situações em que a partição não é recomendada.


Para termos uma ideia de como a partição pode ser prejudicial nesses casos, alguns comprimidos são revestidos para suportar esta variação de pH até alcançar o intestino ( local onde o pH é mais elevado) protegendo os comprimidos ácido-lábeis, fazendo-os, então, liberar o principio ativo gradualmente em meio alcalino. Partir comprimidos assim certamente afetaria esse mecanismo.


Por outro lado, alguns comprimidos apresentam sulcos que indica que pode ser partido, entretanto a divisão, ainda assim, é complicada, devendo evitar o esfarelamento. Portanto é sempre bom existir uma comunicação clara entre prescritor-paciente ou farmacêutico-paciente. A adesão ao tratamento seguindo os regimes posológicos pode ser complexa, entretanto, comprometer a efetividade da farmacoterapia ao partir um comprimido destes citados acima, pode gerar problemas de saúde.

bottom of page