top of page
Buscar
  • cim.uam

HERPES GENITAL: SINTOMAS E TRATAMENTO

Doença faz parte do grupo das infecções sexualmente transmissíveis e deve ser monitorada com cuidado para evitar maiores prejuízos à saúde.


Por JENNIFFER OLIVEIRA

Estudante de Farmácia - 4º semestre

Universidade Anhembi-Morumbi


As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. A terminologia passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.


Uma das IST’s mais conhecidas é a Herpes Genital, seus sinais e sintomas são:

  • Bolhas na pele e nas mucosas dos órgão genitais que coçam e podem virar feridas;

  • Ardência e ardor ao urinar;

  • As lesões podem desaparecer e voltar após dias, meses ou anos. Não tem cura, apenas tratamento dos sintomas.

O diagnóstico de Herpes Genital geralmente é feito pelas características clínicas associadas às confirmações laboratoriais da infecção. Tem aplicação complementar para as manifestações comuns causadas pelo vírus, destacando-se sua importância em indivíduos imunocomprometidos, transplantados, gestantes e em recém nascidos.

 
Os tratamentos para Herpes genital consistem em diminuir a taxa de replicação dos vírus.
 

Atualmente, não há tratamentos com capacidade de promover a cura desse vírus, mas alguns medicamentos antivirais são capazes de diminuir o tempo da doença. Esses medicamentos antivirais funcionam ao diminuir a taxa de replicação do vírus, dando mais oportunidade para o sistema imunológico interferir. Os mais conhecidos para este tratamento são: Aciclovir; Valaciclovir; Fanciclovir.


O benefício da terapia antiviral é promover a cicatrização mais rápida das lesões, como no caso do uso de Aciclovir e Valaciclovir . É também ser potente na inibição da replicação viral, como é o caso do Fanciclovir. Geralmente, a duração usual é de 7 a 10 dias. Assim como todo medicamento, esses antivirais devem ser prescritos por médicos e sua utilização supervisionada por um farmacêutico.


bottom of page