top of page

Armazenamento e Descarte de Medicamentos

Quando falamos sobre medicamentos, não apenas a indicação e a forma de utilização são relevantes, é também necessário conhecer a maneira correta de armazenamento e descarte dos medicamentos.

A maioria das pessoas apresenta uma farmácia domiciliar, podendo ser em uma caixa dentro do armário ou até mesmo uma gaveta. O armazenamento incorreto pode prejudicar as características do seu medicamento, alterando a segurança, a eficácia e seu prazo de validade, podendo não manter os efeitos prometidos pelo fabricante.

 

É importante lembrar que os medicamentos fora de uso ou vencidos devem ser descartados de forma correta. Nunca devem ser jogados em lixos, pias ou vasos sanitários, pois acabam contaminando o meio ambiente e podem ser utilizados de forma incorreta por outras pessoas. Os medicamentos devem ser descartados em lixo específico, com tratamento especial para evitar prejuízos ambientais.

 

Aqui no BLOG nós já falamos mais sobre esse assunto: CONFIRA! 

​

Você sabia que o CIM criou um projeto para facilitar o descarte dos medicamentos de forma correta? 


Existem diversos pontos de coleta de medicamentos próximos às nossas residências, porém muitos desconhecem ou não sabem como encontrar. Pensando nisso, o projeto visa o descarte correto e organizado desde à residência até o ponto de coleta. 


Foram desenvolvidos rótulos para serem colados em garrafas pets, afim de criar um recipiente próprio para o descarte dos medicamentos. Esses rótulos contêm um código QR em que basta aproximar a câmera do celular e adicionar o CEP da residência que aparecerá um ponto de coleta bem perto de você.

 

Dessa forma, assim que sua garrafa estiver cheia, é só levar ao ponto de coleta e realizar o descarte correto. 

 

​

rótulo descarte definitivo.png

Gostou da ideia? Junte-se a nós! Imprima o rótulo usando o link abaixo e customize sua garrafa pet.

É importante lembrar que os medicamentos fora de uso ou vencidos devem ser descartados de forma correta. Os medicamentos devem ser descartados em lixo específico, com tratamento especial para evitar prejuízos ambientais. Algumas farmácias e Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem a coleta desses medicamentos.

Você tem interesse em saber como descartar corretamente seus medicamentos?

 

Para facilitar o encontro dos pontos de descarte, a empresa Roche, juntamente com o eCycle, criaram um site em que você encontra facilmente um local de descarte pertinho da sua casa. É só inserir o seu CEP no site e visualizar os resultados!​

bottom of page