top of page
Buscar
  • cim.uam

OUTUBRO ROSA: CANDIDÍASE

Série de textos trazem informações sobre diversas doenças que acometem principalmente mulheres.


Por JHENNIFER SOARES SANTOS

Estudante de Farmácia - 4º semestre

Universidade Anhembi-Morumbi

A candidíase é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo fungo Candida albicans, que está presente em partes do corpo como boca e vagina. Existem 3 tipos da doença: candidíase vaginal, candidíase oral e candidíase cutânea. Os principais sintomas relacionados à doença são: coceira, ardência, alterações na secreção vaginal e manchas brancas na boca.


O tratamento envolve a administração de antifúngicos, dentre eles anidulafungina, caspofungina, micafungina ou anfotericina B administradas via intravenosa, voriconazol administrado por via oral ou intravenosa, posaconazol e fluconazol administrado por via oral, ou ainda, pomadas vaginais como Miconazol e Nistatina. É preciso salientar que, tal qual ocorre para os antibióticos, o uso indevido desses medicamentos pode acarretar o desenvolvimento de resistência por parte dos fungos, e portanto o tratamento deve ser sempre acompanhado por um médico e pelo farmacêutico. Para pessoas diabéticas, uma alimentação saudável e o nível de glicose no sangue controlado ajuda no tratamento, pois em pessoas com essa condição, a doença é mais aguda.

 
A prevenção da candidíase está ligada a hábitos diários de higiene.
 

O diagnóstico da candidíase é realizado por meio de exames como o papanicolau, exames de sangue e de pele e também colhimento de fluidos corporais da área afetada para identificação da presença de fungos. Também são realizados testes que detectam material genético em micro-organismos, tais como a reação em cadeia da polimerase (PCR). O teste de PCR é usado para produzir muitas cópias de um gene de um micro-organismo, facilitando bastante a identificação do micro-organismo presente.


Por fim, a candidíase pode ser facilmente evitada caso a mulher se atente para hábitos como higiene bucal diária. Para a prevenção da candidíase vaginal, além da lavagem rotineira com água e sabonete com pH neutro, recomenda-se a utilização de calcinhas de algodão e o uso de roupas que não sejam apertadas ou justas. Os absorventes devem ser empregados somente durante o período da menstruação, visto que a temperatura e a umidade podem ser favoráveis para o crescimento dos fungos.

bottom of page