top of page
Buscar

CONHECENDO O CÂNCER DE PRÓSTATA

cim.uam

Campanha nacional do "Novembro Azul" é uma oportunidade para combater o câncer que mais impacta os homens.


Por GUSTAVO PELLEGRINI

Graduando de Farmácia - 8º semestre

Universidade Anhembi-Morumbi

O câncer de próstata, hoje, é o mais frequente entre os homens, e a segunda ocorrência oncológica mais recorrente no Brasil. A próstata é uma glândula que existe apenas no sexo masculino, localizada abaixo da bexiga e em frente ao reto e é responsável por constituintes do esperma, como nutrientes e fluidos. Conforme a idade do homem avança, a probabilidade de a Próstata crescer aumenta exponencialmente com a idade - fenômeno conhecido como hiperplasia. O mecanismo da hiperplasia prostática (ou crescimento da próstata) ainda é incerto, entretanto, sabe-se que hoje os fatores genéticos, a alimentação e o sedentarismo compõem fortes pilares para o desenvolvimento de algum câncer. Epidemiologicamente, a etnia negra apresenta duas ou três vezes mais risco de desenvolver câncer de próstata em relação as outras etnias e, assim como a etiologia deste câncer, até hoje ainda não se sabe o que pode influenciar esta incidência.


Inicialmente, o câncer de próstata pode-se apresentar silenciosamente, assintomático. Quando há sintomas, eles são muito parecidos com o da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) que pode incluir dificuldade na hora de urinar, dores durante a micção, micção excessiva durante a noite, dentre outros. Já no cenário com o câncer estabelecido, pode haver dor óssea, sintomas urinários bem estabelecidos (como os da HPB, porém, de forma mais aguda), infecção renal ou generalizada e até insuficiência renal.

 
O câncer de próstata é diagnosticado com precisão pela biópsia, no entanto o exame de toque e sorologia PSA são muito importante como forma de prevenção
 

O câncer pode ser detectados através da dosagem de PSA, que consiste em um exame de sangue que quantifica o antígeno prostático específico (explicaremos isto ao longo desta série) ou pelo toque retal, que consiste no apalpamento da próstata pelo medico para identificar se o tecido prostático está aumentado, se há caroço ou se ele está rígido. Entretanto, o único exame que pode confirmar a evidência de um câncer instalado é a biópsia, que só será solicitado caso haja uma suspeita muito grande em cima deste diagnóstico.




Commenti


bottom of page