top of page
Buscar

DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS: DEVER DE TODOS NÓS

cim.uam

Atualizado: 20 de mai. de 2020

Uso racional de medicamentos também está relacionado ao descarte: população e agentes de saúde devem trabalhar juntos para minimizar intoxicações e impactos ambientais.


Wikipedia Commons

Por ANDRESSA C. MORETTO

Estudante de Farmácia - 7º semestre

Universidade Anhembi-Morumbi


O descarte incorreto de medicamentos vem preocupando países do mundo inteiro devido à contaminação do meio ambiente, prejudicando a vida e a saúde de animais e seres humanos. Grande parte da população não possui conhecimento sobre o descarte correto de medicamentos, descartando-os em pias, vasos sanitários e lixos do tipo comum.


O impacto ambiental desses descartes incorretos é grande. Quando lançados em pias e vasos sanitários, o sistema de tratamento de esgotos não é capaz de eliminar a maioria dos compostos medicamentosos, provocando impactos diretos na saúde dos seres humanos, como por exemplo, antibióticos que podem potencializar a resistência bacteriana, tornando os tratamentos ineficazes. Impacta também a vida aquática, como peixes machos que sofrem feminilização devido as altas concentrações de estrógenos provenientes de anticoncepcionais. Os medicamentos que são descartados em lixos comuns posteriormente são depositados em aterros sanitários, podendo contaminar o solo, ou ainda serem reutilizados por pessoas que frequentam estes locais, realizando automedicação e podendo sofrer intoxicações.


Caixas de coletas de medicamentos disponibilizadas em farmácias, drogarias e UBSs podem diminuir estas contaminações, porém é preciso uma reeducação e um grande esforço por parte da população para que possamos diminuir esses impactos no meio ambiente. Esses medicamentos coletados são reenviados para as empresas que são responsáveis pelo destino correto destes medicamentos, que em sua maioria são incinerados.

 
Dentre os serviços do CIM, destaca-se o serviço de orientação de descarte correto de medicamentos.
 

É preciso uma ação conjunta entre os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, agentes de saúde e farmacêuticos) para difundir as informações sobre o descarte correto dos medicamentos para a população. A população precisa se sentir parte integrante e responsável desta ação. Juntos podemos diminuir esses impactos no meio ambiente e na saúde!


Nesse sentido, um dos pilares do CIM - Centro de Informações sobre Medicamentos, projeto de extensão do Curso de Farmácia da Universidade Anhembi-Morumbi, é justamente auxiliar a comunidade no descarte correto de medicamentos. Tão logo voltemos às nossas atividades presenciais, faremos campanhas em todos os campi da UAM para orientar as pessoas nesse tema tão importante. Enquanto isso, seguimos com iniciativas online, como nossa página dedicada no BLOG DO CIM, bem como o perfil @descartfarma no Instagram. Para mais informações de como e onde descartar os medicamentos que não serão mais utilizados ou encontram-se vencidos, visite a página de descarte de medicamentos do CIM-UAM clicando aqui.

Comments


bottom of page