top of page
Buscar
  • cim.uam

A FASE EMERGENCIAL CHEGOU

Plano São Paulo chega à sua fase mais restritiva e durará até o dia 30 de março. Objetivo é evitar o colapso no sistema de saúde.


Por RAFAEL TAVEIRA

Estudante de Farmácia - 7º semestre

Universidade Anhembi-Morumbi

Com o avanço da pandemia em São Paulo e o aumento da taxa de lotação dos hospitais, o Governo de São Paulo, anunciou uma nova fase no Plano São Paulo onde teremos mais restrições para diminuir o avanço de casos em todo o Estado. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as medidas para conter o contágio devem ser mais fortemente empregadas e difundidas em toda a população, para que assim tenhamos um controle maior e assim evitar o colapso do sistema de saúde no Brasil.


Nós do BLOG DO CIM, como divulgadores de informação não só sobre medicamentos, mas também sobre saúde, consideramos fundamental replicar as novas orientações neste momento crítico, em que todo um complexo sistema público de saúde, tanto público como privado, podem entrar em extrema crise, arriscando a vida de milhares de brasileiros.


Nesta nova fase do Plano São Paulo, as medidas de restrições que já eram empregadas na fase vermelhas ainda valem, porém muitas delas foram melhoradas e se tornaram mais restritivas. Como medidas de prevenção que continuam eficazes, temos o distanciamento de 1,5m entre cada pessoa, uso de álcool 70%, lavar as mãos, utilizar máscara cobrindo nariz e boca. Além dessas recomendações, outras medidas foram adotadas, como:

  • Toque de recolher a partir das 20hrs até 05hrs da manhã;

  • Não será permitido atendimento presencial nos setores de comércio em geral, nem serviços de take-away (retirar produtos no local) serão permitidos, apenas serviços de delivery serão permitidos 24hrs e drive-thru apenas das 5 da manhã até às 20hrs.

  • Todos os serviços essenciais terão que ter escalonamento de chegada dos funcionários para evitar as aglomerações nos transportes públicos.

  • Farmácias continuam abertas normalmente.

  • Serviços não-essenciais deverão atuar de forma remota (teletrabalho).

  • Educação estadual deverá ter recesso de 15 dias e foi recomendado para as redes municipal e privada da mesma forma.

Vale ressaltar que o Plano São Paulo foi criado para nos ajudar a enfrentar a pandemia que vem devastando não apenas nosso Estado, mas o Brasil e o mundo. Além dessas medidas preventivas, apenas a vacina tem a capacidade de combater eficientemente o alastramento da doença, e com o ritmo lento de vacinação nacional, é estritamente necessário repensar nosso dia e adaptar nossas ações para que o avanço do coronavírus seja contido. Ao sair de casa, use máscara de maneira correta, lave as mãos e mantenha o isolamento social.



bottom of page