Produtos administrados pela via oral possuem diversas funções para manutenção da estética feminina, mas precisam ser conhecidos e utilizados racionalmente.
Por ELISA BENSUSAN
Estudante de Farmácia - 5º semestre
Universidade Anhembi-Morumbi
Desde os primórdios da humanidade a fascinação pela beleza e o culto ao belo instiga padrões culturais que se modificam ao longo dos anos. E não podemos falar em beleza e padrões sem falarmos nelas, as mulheres. Elas são de fato as maiores adeptas e consumidoras de uma indústria que movimenta mais investimentos do que a própria indústria farmacêutica. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro lugar no mercado mundial, atrás somente de Estados Unidos e Japão.
E se vamos falar sobre beleza precisamos mencionar o setor de nutricosmética. Por definição nutricosméticos são: “produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósitos de beleza”(MELLAGE,2008) e podem ser comercializados sob a forma de pílulas, alimentos, líquidos ou comprimidos. Surge então o Conceito In & Out , isto é, a beleza de dentro para fora onde há a união de dieta e suplementos orais a produtos cosméticos com a meta de se alcançar a tal sonhada beleza. Essa associação é de extrema importância visto que a legislação determina que produtos cosméticos são exclusivos de uso externo. Muitas empresas atualmente estão focadas em desenvolver alimentos e suplementos voltados especificamente para a pele a fim de suprir essa demanda unindo o tratamento sistêmico ao tópico melhorando tanto a qualidade quanto a aparência de tecidos como a pele, cabelos, unhas e no combate ao envelhecimento e flacidez.
Assim como para medicamentos, o uso racional de nutricosméticos deve ser indicado somente por profissionais habilitados.
Com a pandemia mundial, o setor de marketing digital cresceu exponencialmente e o Conceito In&Out foi difundido através de redes sociais, influenciadores digitais e hoje fazem parte da maioria das prescrições dermatológicas. Como falar de beleza e não mencionar Skin Care em tempos de pandemia? Aí entra um setor que está em franco crescimento no Brasil: a suplementação com nutricosméticos. Fatores sociais, culturais e até mesmo psicológicos são os principais fatores que motivam a compra e o consumo desses produtos.
Como exemplos de Nutricosméticos com grande atuação atualmente podemos citar:
Carotenoides – em especial o betacaroteno, tem sido descrito como um protetor solar oral devido a sua atividade antioxidante capaz de eliminar espécies reativas de oxigênio geradas nos processos foto-oxidativos.
Polifenóis – a classe mais importante sendo os flavonoides e sua altíssima atividade antioxidante, atividade antimutagênica e supressora de radicais livres. Uma de suas subdivisões, as isoflavonas, atuam como fitoesterois no nosso organismo por sua própria semelhança aos estrógenos produzidos pelo nosso corpo com atuações comprovadas na redução de linhas finas e melhora da elasticidade cutânea, principalmente em mulheres na menopausa.
Lipídeos – podemos citar os Ômegas 3 e 6 e óleo de prímula, responsáveis por funções como a manutenção da permeabilidade cutânea, sua maturação e diferenciação além de inibição de citocinas pró-inflamatórias prevenindo o desgaste pela radiação UV.
Silício Orgânico – considerado um agente anti- envelhecimento por contribuir na síntese do colágeno, elastina e ácido hialurônico, tendo papel fundamental na regeneração da pele e tecidos. É descrita também sua atuação nas paredes das artérias, no fortalecimento capilar e na flacidez.
Polivitamínicos contendo Biotina, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A , Zinco e Magnésio – atuam no reforço da imunidade celular, possuem atuação no fortalecimento de unhas e cabelo e são adjuvantes no tratamento de acne e outras manifestações cutâneas como rosácea além de melhorarem o aspecto da celulite.
Colágeno hidrolisado – peptídeos bioativos de colágeno administrados sob a forma de pó em sachês com atuação a nível dérmico. Estimulam a síntese de colágeno aumentando a hidratação e sustentação da pele melhorando a flacidez e envelhecimento precoce da pele além de amenizar linhas de expressão e rugas faciais.
Spirulina e Chorella – uma cianobactéria e alga, respectivamente, ricas em Vitamina B12 essencial para a formação de células sanguíneas e auxiliar no metabolismo do folato prevenindo anemias e promovendo suporte a processos metabólicos essenciais. Muito usado por vegetarianos e ovolactovegetarianos como fonte proteica de alta absorção além de promover mais saciedade auxiliando no emagrecimento.
São diversas as abordagens atualmente envolvendo o uso de nutricosméticos e neste mês da mulher, além da importância em falar em beleza e em inovação, devemos destacar o uso racional desses produtos. Devem ser indicados por profissionais habilitados com conhecimentos baseados na farmacologia, nutrição e estética, sejam eles de origem magistral ou industrial.
Comments